EDITAL EQUIDADE RACIAL

ACESSAR

5 coisas sobre único nordestino a se reunir com Obama

Autor: Donminique Azevedo Data da postagem: 17:00 06/10/2017 Visualizacões: 631
Curta a nóticia:
Curta o CEERT:
Paulo Rogério foi um dos onze jovens líderes brasileiros que foram convidados pelo ex-presidente americano para apresentarem seus projetos. Obama Foundation Meeting October 5th, 2017. Sao Paulo – Brazil / Foto: Anna Carolina Negri - Correio Nagô

O baiano Paulo Rogério Nunes, 36, participou ontem (05) de um encontro privado com o Barack Obama, durante visita do ex-presidente ao Brasil. Apesar das quase duas décadas de engajamento social, o publicitário e consultor em diversidade, Paulo Rogério, gerou o maior burburinho nas redes sociais ao aparecer do lado de Obama.

Preparamos uma lista com cinco coisas que, talvez, muitXs brasileirXs não saibam sobre o nordestino, nascido no subúrbio ferroviário de Salvador, que aos 12 anos, começou um  jornalzinho de bairro;  aos 14, montou um fliperama; com 17 anos, criou o primeiro curso de informática e uma gráfica rápida para a comunidade onde morava; e aos 20 anos, depois de estudar informática, tornou-se instalador de internet num provedor local (era o início da Internet comercial no Brasil).

Paulo Rogério sentado ao lado de Obama. Obama Foundation Meeting October 5th, 2017. Sao Paulo – Brazil / Foto: Anna Carolina Negri

Vamos lá!

#1 Essa não foi a primeira vez que Obama cruzou o caminho de Paulo Rogério. Em 2012, ele recebeu o diploma de fellowship H. Humphrey da Fulbright assinado pelo então presidente Barack Obama. A concorrida bolsa de aperfeiçoamento profissional proporcionou uma especialização em Jornalismo e Novas Mídias na Universidade de Maryland (EUA)

#2 Reza o Zodíaco que pessoas regidas pelo signo aquário amam viajar.  Assim, em 2004, como um bom aquariano, Paulo fez sua primeira viagem ao exterior, para participar de um congresso de mídia africana e da diáspora, o Black Media Congress, em Berlim. Na oportunidade, representou o Instituto Mídia Étnica, organização da qual é cofundador. Até agora, o menino que corria as ruas do modesto bairro de Santa Terezinha em Salvador, já passou por quase 20 países. De Gana à Sérvia, passando pela Etiópia, Turquia, Colômbia e Nigéria.

#3 Na bagagem profissional, Paulo somatiza relevantes experiências no campo social. É representante, no Brasil, da tecnologia VOJO, desenvolvida no MIT Media Lab. Foi consultor do UNICEF para o projeto global U-Report e já trabalhou em parceria com grandes empresas e instituições como Google, Instituto Coca-Cola, Fundação Ford, Fundação Kellogg, entre outros. É um dos criadores da aceleradora Vale do Dendê, que apoia startups da área criativa e digital em Salvador.

#4 Umas das suas maiores inspirações veio das letras Racionais MCs. Foi pela voz de Mano Brown, por meio de uma fita K7, que ouviu falar pela primeira vez em “Nelson Mandela, Spike Lee e Zumbi”. Dali, decidiu lutar por uma causa: ajudar a comunidade negra. De lá para cá, Paulo Rogério vem pautando o tema da diversidade racial na comunicação dentro e fora do Brasil.

#5 Quando questionado sobre seu maior sonho possível? Sorrindo, responde: “Trazer Obama para Salvador”.

Curta a nóticia:
Curta o CEERT: