FEIRA PRETA 2015 ANUNCIA NOVIDADES E CONVOCA ARTISTAS PARA A EXPOSIÇÃO “MIL ABAS”

Autor: Redação (Feira Preta) Data da postagem: 10:00 24/11/2015 Visualizacões: 1221
Curta a nóticia:
Curta o CEERT:

Um dos maiores eventos de cultura negra da América Latina se reinventa e pontapé inicial é convocatória para seleção de fotografias e imagens de moda negra

Após 13 anos intensos de uma trajetória que percorreu um longo caminho de amadurecimento e desempenhou um papel importante na consolidação de um mercado pensado e realizado por empreendedores negros e negras com o objetivo de valorizar a cultura negra, a Feira Preta chega à 2015 com um propósito: SE REINVENTAR. Estruturada em três conceitos principais - experiência, design e conexão – a edição 2015 de um dos maiores eventos de cultura negra da América Latina vai levar a inovação ao Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo, no dia 13 de dezembro.

“Chegamos à 14ª edição buscando refletir o amadurecimento do mercado black, em que o quantitativo, que sempre representou uma preocupação e cuidado com a ocupação de espaço, evolui para o qualitativo, ou seja, ocupar este espaço com qualidade, inovação e diversidade. Vamos garantir uma experiência ainda mais completa e contemporânea ao público da Feira”, comenta Adriana Barbosa, idealizadora e uma das organizadoras da Feira Preta.

Muitas novidades e detalhes da programação serão divulgados nos próximos dias. Mas, para começar a Feira Preta já anuncia a convocatória de artistas para a “Mil Abas - Mostra de Fotografia e Imagem de Moda Negra". Com curadoria de Diane Lima, a exposição vai selecionar fotos e imagens de moda estilo e comportamento que foram ou estão sendo produzidas por coletivos, fotógrafos, designers, stylists, blogs ou plataformas virtuais que, utilizando a internet como espaço primeiro de divulgação do trabalho, viraram a página, estão viralizando e ocupando Mil Abas.

A Ideia

Em contraponto ao debate da não-presença dos negros e negras nas grandes revistas e veículos especializados, seja em representação ou como protagonistas na criação de referências, tendências e poéticas visuais, a Mil Abas reflete o fenômeno da produção de imagens de moda, estilo e comportamento que, ao utilizar a internet, tem impulsionado um novo fluxo de exposição transmidiática da estética negra, Além disso, vem possibilitando nascer uma importante documentação sobre como se cria, se reinventa e se conecta essas imagens e linguagens visuais através dos trânsitos do mundo atlântico. 

Trabalhos que têm a moda, a aparência e a estética do corpo negro como debate central, não somente criam novas expressões como também proporcionam novas formas de produção.  Rompem, reinventam e deslocam o que se entende por padrões do fazer e estar na moda. 

Sendo assim, a Mil Abas se manifesta como:

* Um retrato da produção de imagens contemporâneas que ganham vida no compartilhar das plataformas sócio-visuais;   

* Uma mostra feita por quem sabe como quer ser representado;

* Uma panorama sobre quem está hackeando o olhar de quem nos olha;

* E uma página virada: estamos viralizando e ocupando Mil Abas. 

QUER PARTICIPAR? CONFIRA TODOS OS DETALHES E REGULAMENTO!

A exposição acontecerá na 14ª Feira Preta, que ocorrerá no dia 13 de dezembro no Palácio de Convenções Anhembi, São Paulo,das 12h às 22h.

Ficarão em aberto para serem avaliados mediante a qualidade dos trabalhos recebidos, o número final de selecionados e a quantidade de fotos escolhidas de cada um.

Cada participante ou coletivo poderá enviar até dois ensaios diferentes contendo, cada um, no máximo, 6 fotos ou 12 imagens aleatórias que narrem a proposta do trabalho.

O TRABALHO

* Cada ensaio ou conjunto de fotos deverá conter, no máximo, 12 fotos.

* As imagens devem ter a extensão .jpg

* Só será aceito material zipado, via WeTransfer ou Google Drive. 

* E-mail para envio das fotos: feirapreta.inovacao@gmail.com

* Deverá ser enviado também: Nome do autor, cidade de residência, biografia e informações sobre os ensaios ou conjunto de fotos.

* No campo ASSUNTO do email, colocar: Seleção Mil Abas 

CRONOGRAMA

Envio do material: até o dia 04 de dezembro (23h59m).

Resultado será anunciado no dia 07 de dezembro.

Envio do material para impressão em alta resolução: 08 de dezembro. O não cumprimento deste prazo acarretará na exclusão do selecionado e na escolha de outro autor.

Os selecionados serão comunicados por e-mail e o resultado será divulgado nas redes sociais da Feira Preta.

EXPOSIÇÃO

A Feira Preta arcará com os seguintes custos:

* Impressão das fotos;

* Suporte das imagens;

* Montagem no espaço expositivo.

* definição do tamanho das fotos, papel utilizado, suporte da montagem e o local onde será a exposição, além de todos os detalhes envolvidos com a montagem.

DISPOSIÇÕES GERAIS

Os participantes declaram, desde já, serem os únicos responsáveis pela autoria das fotos tiradas e encaminhadas para fins de participação e que as mesmas não constituem plágio ou qualquer violação de direitos autorais patrimoniais e de imagem de terceiros.

As imagens dos ensaios selecionados poderão ser utilizadas no site da Feira Preta, redes sociais e materiais impressos para divulgação. 

O envio do material para o e-mail informado significa total e irrestrito aceite as normas deste Regulamento.

Dúvidas sobre esta exposição devem ser enviadas apenas pelo e-mail: feirapreta.inovacao@gmail.com

Saiba mais sobre a Feira Preta 2015 em www.feirapreta.com.br e facebook.com/feiraculturalpreta

SERVIÇO

14ª Feira Preta
Onde: Palácio de Convenções do Anhembi | Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana – São Paulo (SP)
Quando: 13 de dezembro de 2015
Horário: das 12h às 22h



Leia também: 

Último dia de Feira Preta 2012 enche Casa das Caldeiras

9ª Feira Preta oferece atividades para celebrar cultura afro

Curta a nóticia:
Curta o CEERT: