PRETXS – Episódio 1: Colorismo e representatividade na mídia

Autor: Jay Viegas Data da postagem: 11:00 14/02/2016 Visualizacões: 2179
Curta a nóticia:
Curta o CEERT:

No primeiro episódio da série Pretxs, o criador do tumbler Bicha Nagô, Ezio Rosa, fala sobre representatividade, não-lugar, colorismo, interseccionalidade, identidade negra e mais.

Demos um rolê no Cangaíba, zona leste de São Paulo com o Ezio Rosa, criador e escritor do tumblr Bicha Nagô, pra saber um pouco o que significa ser negro e gay em São Paulo nos dias de hoje. A questão do acesso à cidade, da representatividade na mídia, do colorismo e do processo de formação de identidade negra surgiram ao longo da conversa, que você pode conferir no vídeo acima. 

“É você conseguir se enxergar num poema, num filme, é você se ver num comercial de TV e se ver num texto. Essa é a representatividade que eu acho que importa”

“Por que eu não posso excercer minha afetividade no bairro em que eu moro? Por que eu preciso me deslocar pra tão longe para exercer essa afetividade?”

https://www.youtube.com/watch?v=9YCjSwdl5Dk



Leia também: 

Valorizar a identidade negra e combater ações de discriminação e preconceito são o primeiro passo para se alcançar uma sociedade racialmente justa

Curta a nóticia:
Curta o CEERT: