Conheça o Prêmio Educar

O Prêmio ‘Educar para a Igualdade Racial e de Gênero: experiências de promoção da igualdade étnico-racial em ambiente escolar’, nasceu como parte do Programa de Educação desenvolvido pelo CEERT.

O Prêmio Educar para a Igualdade Racial e de Gênero tem como objetivos iniciais identificar, reconhecer, apoiar e difundir boas práticas pedagógicas e de gestão escolar que promovam, reconheçam e valorizam a diversidade étnico-racial nas escolas.

MATERIAIS NORTEADORES

LDB/Lei 10.639/2003 - A Lei na íntegra.

A primeira ação do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao tomar posse, em 2003, foi a sanção da Lei 10639/03 que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação que inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da presença da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Africana".

Ler Online Download

Diretrizes curriculares

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. A reunião será promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir), para ouvir representações nordestinas de quilombolas, especialistas em educação e gestores/as governamentais.

Ler Online Download

PNE(Plano Nacional de Educação)

A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1o É aprovado o Plano Nacional de Educação - PNE, com vigência por 10 (dez) anos, a contar da publicação desta Lei, na forma do Anexo, com vistas ao cumprimento do disposto no art. 214 da Constituição Federal.

Ler Online Download

VÍDEOS

Professores em Ação II: Experiência de São Paulo - SP

Professores em ação II - Experiência de Igrapiúna - BA

Professores em Ação II: Experiência de Venda Nova do Imigrante - ES

Professores em ação II - 6º prêmio Educar Educação Infantil

PARCEIROS