6 dicas de cuidados com cabelo crespo e cacheado no outono

Autor: Duda Buchmann Data da postagem: 16:30 15/04/2018 Visualizacões: 473
Curta a nóticia:
Curta o CEERT:
Divulgação

 A gente se preocupa tanto com os cabelos no verão graças ao combo piscina + água salgada que dá a sensação que só nessa estação se deve ficar atenta aos cuidados capilares, né? Só que não: as estações mais frias também requerem cautela quando se trata de cabelo afro. E não precisamos deixar o inverno rigoroso começar para ficarmos atentas a isso.

O cabelo crespo e cacheado já tem tendência a ter frizz e ser mais ressecado. O frio e o uso de água quente pode contribuir para que o cabelo fique mais seco, aumente o frizz e ocasionar problemas no couro cabeludo, como a caspa.

Separei algumas dicas preciosas para que a gente consiga sair ilesa dos incômodos que o outono pode provocar em nosso cabelo:

1 – Tente lavar o cabelo menos vezes na semana

A ação de lavar o cabelo atua diretamente na nossa oleosidade natural (que já não é muita). Isso é importantíssimo para a nutrição dele, então o melhor é diminuir o número de lavagens para, no máximo, 2 a 3 dias na semana.

2 – Evite o uso do secador

O cabelo demora muito mais tempo para secar – e sair com ele molhado não é legal! Mas usar o secador todos os dias pode não ser bom por causa da alta temperatura, então, fique atenta. Evite o uso do secador, mas se for mesmo necessário, diminua a temperatura e alterne com o jato frio. Se você tiver difusor, ele ajuda a espalhar o vento e também na definição dos cachos.

3 – Água fria nele!

A gente gosta de quase queimar a pele quando está muito frio na rua, né? Mas altas temperaturas de água não são indicadas para a pele e muito menos para o cabelo, pois só ajuda a ressecar ainda mais. Fora o brilho do cabelo, que diminui, e o couro cabeludo que fica com mais tendência a ter fungos, como a caspa. Para evitar isso, o ideal é tomar banho com água morna, evitando ficar com a cabeça embaixo do chuveiro, apenas quando houver necessidade. E se você só consegue tomar banho com água muito quente, experimente lavar o cabelo separadamente, no tanque, por exemplo.

Foto: Pexels

4 – Mantenha o cabelo hidratado

Estabelecer uma rotina capilar é importante. Se for lavar o cabelo, aproveita e já faz uma hidratação e, se possível, a potencialize com óleos vegetais. O fato de estar mais ressecado e potencialmente quebradiço pede reconstruções quinzenais ou mensais. Observe seu cabelo e veja do que ele precisa.

5 – Proteja os fios

É essencial proteger o cabelo todo e, principalmente, as pontas. Após a finalização, umas gotas de óleo fazem toda a diferença para evitar ressecamento e quebra. Deixe sempre um óleo na bolsa para aplicar sempre que lembrar.

6 – Day after

Um cabelo bem finalizado tem mais days after de sucesso. Para que você consiga evitar molhar o cabelo toda hora e se sentir bem até o dia da lavagem, é conhecer técnicas de finalização que façam os cachos durarem mais tempo. Experimente algumas e veja qual se adapta melhor ao seu cabelo.

Tudo é resumido em: “programe-se”. Tente estabelecer uma rotina de cuidados para os fios estarem preparados para o friozinho de outono.

Curta a nóticia:
Curta o CEERT: