Instituto Ethos e CEERT lançam Guia Temático dos Indicadores Ethos-CEERT para promoção de equidade racial

Autor: Redação CEERT Data da postagem: 14:47 06/12/2016 Visualizacões: 820
Curta a nóticia:
Curta o CEERT:
Instituto Ethos e CEERT lançam Guia Temático dos Indicadores Ethos-CEERT para promoção de equidade racial / Imagem: Divulgação

O Instituto Ethos e  o Centro de Estudos e Relações de Trabalho e Desigualdade (CEERT) lançam o Guia Temático dos Indicadores Ethos – CEERT para Promoção da Equidade Racial, um recorte dos Indicadores Ethos específico para a questão racial. O trabalho foi apoiado por meio do projeto Empresas pela equidade: engajamento e capacitação, financiado pelo Fundo Newton, oferecido pelo governo do Reino Unido e gerenciado pelo Conselho Britânico.

“Os negros são 4,7% nos cargos executivos e as mulheres negras apenas 0,6%. Há uma tendência de crescimento, mas nem todos estão conectados neste sentido. A resposta das empresas está muito abaixo de nossa visão do que é contemporâneo, de entender a diversidade como algo fundamental para avançarmos como sociedade”, acredita o diretor-presidente do Instituto Ethos, Jorge Abrahão.

O objetivo do “Guia Temático: Promoção da Equidade Racial – Indicadores Ethos-Ceert” é incentivar a representatividade de negros no quadro funcional e executivo das empresas atuando no Brasil. A construção do Guia Temático contou com consultas a empresas e consulta pública que avaliou os critérios que deveriam constar do conteúdo, estrutura e funcionalidade dos novos indicadores. A importância da construção deste Guia Temático vem responder ao cenário de diversidade identificado na publicação do Instituto Ethos, o Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 maiores empresas do Brasil e suas ações afirmativas, uma iniciativa realizada em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que baliza a pesquisa histórica sobre a questão racial no ambiente empresarial.

Pela relevância desse tema, em 2017, o Ethos e o CEERT lançarão o Fórum Empresarial Nacional de Equidade de Gênero e Raça que se propõe a ser um movimento indutor para implementação e aprimoramento de políticas públicas e práticas empresariais, em um esforço coletivo para superar a discriminação de gênero e raça nas empresas. Essa é uma iniciativa apoiada pelo Movimento Mulher 360, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e financiado pelo Fundo Newton do governo britânico.

“A promoção da equidade racial e de gênero nas empresas é uma questão de direitos humanos, fundamental para a efetivação da democracia, bem como de justiça social, permitindo acesso e ascensão para trabalhadoras e trabalhadores, e também de desenvolvimento social e econômico, uma vez que promove a participação destes nas tomadas de decisão, além de impactar positivamente o desempenho das empresas, como demonstram inúmeros estudos”, afirma Cida Bento, diretora-executiva do CEERT.  

O lançamento do Guia Temático dos Indicadores Ethos – CEERT para Promoção da Equidade Racial acontece dia 7 de dezembro, às 15h20, durante o evento “Diálogos Ethos – Desafios Contemporâneos: empresas, mobilidade urbana e direitos humanos”.

Diálogos Ethos - Desafios Contemporâneos: empresas, mobilidade urbana e direitos humanos

Dia -  7 de dezembro  Horário - das 9h às 18h30 

Local Centro Brasileiro Britânico Rua Ferreira de Araújo,741, Pinheiros Inscrições gratuitas  -  http://www3.ethos.org.br

Informações para imprensa:

Rejane Romano - Coordenadora de Comunicação do Ethos/ tels. 11 3897-2416 e 98969-4495

Flávio Carrança/ Assessor de Imprensa do CEERT/ tel – 3877-0544 e 99256-0336

Vera Moreira/ Assessora de Imprensa do evento/ tel (11) 3253-0586 e 99973-1474  

Leia também:

Inscreva-se para o evento Diálogos Ethos - Desafios Contemporâneos: empresas, mobilidade urbana e direitos humanos

Pretas e empresárias: conheça os espaços voltados para o empreendedorismo negro

BID quer empreendedores negros entre os 500 maiores do país

Curta a nóticia:
Curta o CEERT: