Livro“O que acontece quando um homem cai do céu", da autora Lesley Nneka Arimah, será lançado nesta quinta (12) no Brasil

Autor: Douglas Belchior Data da postagem: 16:00 11/07/2018 Visualizacões: 677
Curta a nóticia:
Curta o CEERT:
Lesley Nneka Arimah, de origem nigeriana, nasceu e cresceu no Reino Unido, mas viveu em outros países, como a Nigéria, onde seu pai trabalhava / Foto: Reprodução - Negro Belchior

Nesta quinta-feira, 12, a Editora Kapulana lança no Brasil o livro O que acontece quando um homem cai do céu, da escritora de origem nigeriana Lesley Nneka Arimah. A obra, dividida em doze contos, abrange temas como insólito, distopia, memórias da guerra na Nigéria, relações complexas entre mãe e filha, convivência humana com as tecnologias, infância e o embate entre as tradições de seus familiares e o cotidiano na América, muitas vezes com uma visão afrofuturista.

Lesley nasceu no Reino Unido, viveu na Nigéria e agora mora no estado de Minnesota, nos Estados Unidos. A obra original foi publicada nos Estados Unidos, na Inglaterra e na Nigéria, em 2017, com o título What it means when a man falls from the sky, fazendo com que a escritora ganhasse o prestigiado Kirkus Reviews Prize.

Evocativo e provocativo, o livro traz questões como maternidade, relação mãe e filha, sacrifício, o peso da feminilidade, afrofuturismo, amadurecimento e violência

O foco de Arimah é na construção do enredo que permeia a originalidade de contar surpreendentes histórias. No conto Luz, vencedor do Commonwealth Short Story Prize for Africa, a autora questiona o relacionamento entre mãe e filha. A mãe, à distância, desafia a educação dada pelo pai, que permaneceu com a filha na Nigéria, e acredita que a menina deve se mudar para os EUA com ela, longe do patriarca.

Segundo o jornal The Washington Post, na resenha da jornalista Tayla Burney, “A voz de Arimah é vibrante e nova, os assuntos que ela traz são, ao mesmo tempo, oportunos e atemporais. Este é um volume raro que fui forçada a colocar nas mãos de amigos dizendo ‘Você tem que ler isso’”.

O que acontece quando um homem cai do céu é o segundo livro de autores das literaturas africanas de língua inglesa que a Kapulana lança neste ano. Em maio, a editora publicou o romance Esperança para voar, da jovem escritora Rutendo Tavengerwei, do Zimbábue, e em novembro será a vez do livro de memórias Um dia vou escrever sobre este lugar, do queniano Binyavanga Wainaina.

Serviço

Livro: O que acontece quando um homem cai do céu

Autora: Lesley Nneka Arimah

Tradução: Carolina Kuhn Facchin

Editora: Kapulana

Páginas: 168

Preço: R$ 39,90

Curta a nóticia:
Curta o CEERT: