Escrito por Silvio Almeida, “O que é racismo estrutural?” entra na pré-venda

Autor: Redação Justificando Data da postagem: 15:00 01/06/2018 Visualizacões: 2677
Curta a nóticia:
Curta o CEERT:
Escrito por Silvio Almeida, “O que é racismo estrutural?” entra na pré-venda / Foto: Reprodução - Youtube - Justificando

Está no ar a pré-venda quarto livro da coleção Feminismos Plurais, coordenada pela filósofa Djamila Ribeiro, além de ser publicada pela Editora Letramento, em parceria com o selo do Justificando. Escrito pelo intelectual Silvio Almeida, Doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, “O que é racismo estrutural?” promete ser um grande marco no debate contemporâneo sobre o tema. O livro segue a linha dos outros já publicados na coleção: com linguagem acessível, direta e didática, aprofunda-se em temas urgentes, porém muitas vezes invisibilizados.

Acesse o livro na pré-venda

Sobre o livro

As visões predominantes sobre o racismo costumam tratar o tema como um problema moral ou cultural que deve ser enfrentado, ou pela educação ou por meios jurídicos. É a partir da crítica a esta concepção que o livro “O que é racismo estrutural?” propõe um tratamento mais complexo sobre as relações raciais.

“O racismo não é um ato ou um conjunto de atos e tampouco se resume a um fenômeno restrito às práticas institucionais; é, sobretudo, um processo histórico e políticoem que as condições de subalternidade ou de privilégio de sujeitos racializados é estruturalmente reproduzida”, diz o autor.

O racismo, portanto, é apresentado como decorrência da própria estrutura social, ou seja, do modo “normal” com que se constituem as relações políticas, econômicas, jurídicas e até familiares. Com o didatismo, a síntese e o rigor acadêmico que são as marcas da coleção, o autor procura demonstrar como a raça é um elemento fundamental para a compreensão do Estado, do direito e da economia contemporâneas.

Para tanto, além de autores canônicos da teoria do estado, da teoria do direito e da teoria econômica, a obra traz para o centro do debate pensadores e pensadoras do quilate de Achille Mbembe, Stuart Hall, Charles Hamilton,Kwane Turé (Stokely Carmichael), Angela Davis, Paul Gilroy, Walter Rodney, Clóvis Moura, Guerreiro Ramos e Michelle Alexander. Se a intelecção do racismo está no desvelamento dos mecanismos de poder estatal e no ferramental técnico e ideológico do direito, o contrário também pode ser dito: compreender o direito, o Estado e a ideologia em suasrelações mais íntimas com a economia faz da análise do racismo uma exigência teórica primordial.

Sobre a coleção

O livro é o terceiro da já histórica coleção Feminismos Plurais, organizada pela Mestra em Filosofia Djamila Ribeiro e autora de “O que é Lugar de Fala?” primeiro da série e sucesso de público e de crítica. O segundo título é “O que é Encarceramento em Massa?”, escrito pela pesquisadora Juliana Borges e o terceiro é “O que é Empoderamento?” escrito pela urbanista Joice Berth. A coleção é publicada pela Editora Letramento e tem o selo do Justificando. A obra promete ser um sucesso e pautar o tema de forma muito diferente como tem sido tratado nas redes sociais. 

Curta a nóticia:
Curta o CEERT: