Psicólogos conversam sobre os impactos do racismo

Autor: Shirley Santos Data da postagem: 12:40 28/11/2017 Visualizacões: 2434
Curta a nóticia:
Curta o CEERT:
Psicólogos conversam sobre os impactos do racismo / Foto: Divulgação - CEERT

Em comemoração ao mês da consciência negra o Conselho Regional de Psicologia SP na Subsede Baixada Santista, organizou uma Roda de Conversa: Racismo Estrutural e seus efeitos nas relações interpessoais[1].

O evento reuniu aproximadamente 50 profissionais das áreas de saúde e educação. O objetivo deste encontro foi uma conversa sobre o racismo estrutural e seus agravos nas relações pessoais, bem como a importância da categoria profissional se apropriar desse conhecimento, para qualificar o atendimento à população negra, que sofre diretamente esses efeitos.

Shirley Santos, psicóloga do CEERT, baseou sua intervenção nos impactos do racismo, a partir da apresentação do vídeo “A história de Samira” da Campanha “Racismo na infância: uma forma de maus-tratos”. Destacou que o diagnóstico precoce dos efeitos da violência racial propicia um tratamento mais eficaz e a redução da possibilidade do desenvolvimento do dano psíquico.

 

O evento também contou com apresentação do Balé Afro de São Vicente com a coreografia que prestou homenagem à Bahia ressaltando  sua relevância no cenário nacional, particularmente quando o assunto é religiões de matriz africana.

 

  

 

[1] O evento contou com Mary Ueta, CRP SP e Coordenadora da Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira; Letícia da Silva Mora, Núcleo de Psicologia e Relações Raciais do CRPSP e a Psicóloga Shirley Santos, Coordenadora de Projetos do CEERT.

Curta a nóticia:
Curta o CEERT: