VII SERNEGRA: Descolonizar o Feminismo

Curta a agenda:
Curta o CEERT:
VII SERNEGRA: Descolonizar o Feminismo / Imagem: Divulgação

Ínicio: 08:00, Domingo, 18 de Novembro de 2018
Término: 19:00, Domingo, 18 de Novembro de 2018
Local: Instituto Federal de Brasília (SGAN 610, L2 Norte): Quadra 610 Módulos D, E, F, G - Asa Norte, Brasília - DF, 70830-450


O que é o SERNEGRA

Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça é um evento do Instituto Federal de Brasília (IFB), idealizado e organizado pelo Grupo de Pesquisa Estudos Culturais sobre Classe, Gênero e Raça, realizada Pró-reitoria de Extensão (PREX) com o apoio do Campus Brasília.

A VII edição do evento objetiva provocar a reflexão sobre o necessidade de se descolonizar o feminismo por meio de questões outras para além das questões trazidas pelo feminismo branco-europeu, que se insere nos processo de colonialidade hodiernos.

Um intenção transmoderno norteia o evento que conta com apresentações artísticas, oficinas, debates, filmes, palestra, simpósios temáticos com algumas das principais personalidades acadêmicas, artísticas e políticas que se dedicam ao debate e enfrentamento das questões raciais e de gênero no mundo. Ademais, o mês de novembro faz parte do calendário nacional da conscientização da história e da cultura negra, fato que fortalece a missão do evento.

Entendemos que um evento, apesar de ter, por um lado, sua limitação temporal que o torna restrito e muitas vezes artificial devido ao afastamento do cotidiano da vida, por outro lado, tem a capacidade de condensar o tempo e o espaço, potencializando inquietações que, se bem conduzidas, podem levar ao despertar duradouro para as questões suscitadas. Essa é a proposta do SERNEGRA, ser uma cunha que ajude a trazer definitivamente para o IFB o debate sobre e a inclusão racial e de gênero, já preconizado pela legislação. Assim, estamos seguras de que o SERNEGRA pode vir a contribuir para tudo isso, e de que esse potencial só se efetivará com a participação significativa de nossa comunidade escolar.

Mais informações

Curta a agenda:
Curta o CEERT: